O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, visitou, ontem, o projeto de economia social “Gestos Verdes” da Associação de Surdos, Pais, Familiares e Amigos da Madeira, situado no Caminho do Lazareto, São Gonçalo.
Este projeto, uma exploração agrícola, teve apoio ao abrigo do Regime de Apoio aos Investimentos de Modernização das Explorações Agrícolas do PRODERAM, nomeadamente, num investimento total de 63 259,54 euros, tendo sido 65% apoiado por fundos europeus e pelo Governo Regional e desenvolve-se ao longo de mais de 7.200 m2 de superfície útil cultivada.
Destaque-se que este projeto, destinado à produção biológica, consistiu na plantação de 3.943 m2 de bananeiras, 540m2 de mangueiros, 250 m2 morangueiros, m608 m2 de figueiras, 135 m2 de romãzeiras e ainda 1.780 m2 de hortícolas variados.
Refira-se que este projeto, além da vertente produtiva, abarca também outras dimensões, em concreto, emprego, formativa, pedagógica e de ocupação de tempos livres, quer de crianças, jovens e adultos com surdez, quer dos seus familiares e amigos, através da realização e acompanhamento de atividades de âmbito agrícola.
A ASPFAM, enquanto instituição particular de solidariedade social, sem fins lucrativos, visa criar e manter atividades que promovam o bem-estar biopsicossocial da pessoa sura, tendo, como objetivo, a defesa e a promoção dos interesses culturais, económicos, morais e profissionais da associação surda.
Veja a nossa galeria de fotos: Clique aqui